Humano

O Homem Vitruviano , Leonardo Da Vinci

Segundo o Wikipédia, “humano” é um termo que deriva do latim, “homem sábio”, cujo desejo de compreender e influenciar o meio ambiente levou ao desenvolvimento da ciência, da filosofia, religião, entre outros campos.

Os desafios da nossa época têm sido um enorme laboratório de observação para o entendimento da natureza humana, do quão sábios de fato nos tornamos desde o advento do homo sapiens. Somos colocados cotidianamente à prova no quesito humanidade quando assistimos, em tempo real, às guerras, devastação da natureza, e populações inteiras em estado de privação.

Qual conexão estabelecer com aquilo que nos impacta? O que, e como pensar, sentir e agir perante tamanha fragilidade? Onde encontrar as forças que nos impulsionem a evoluir enquanto seres humanos?

As diferentes culturas, com suas histórias, contos e lendas, podem nos servir de guia. Entre seus pontos em comum, encontramos sempre personagens que atravessam uma jornada de bravatas no mundo e consigo mesmos, na construção da dimensão humana.

Em seu livro “É próprio do Humano”, o historiador brasileiro Dante Gallian nos brinda com uma bela e profunda visão do caminho de desenvolvimento da alma, inspirado no personagem de Ulisses, da Odisseia de Homero. Através de uma análise minuciosa sobre o arquétipo deste herói, vamos observando o vir a ser Homem. Assim como a fé, a esperança e a coragem, é próprio do humano vivenciar dúvidas e fraquezas.

A escritora norte-americana Brenè Brown tornou-se mundialmente conhecida por seus livros e pesquisas sobre a vulnerabilidade humana. Para ela, a coragem acontece quando experimentamos situações de incerteza, risco e exposição. Quando aceitamos e abraçamos nossas fraquezas, desenvolvemos empatia e crescemos em humanidade.

Talvez a consciência da imperfeição da nossa esfera terrena desperte em nós a porção divina. Se assim for, a fragilidade da nossa espécie carece de um maior acolhimento.

Falando sobre um futuro que já chegou, Rudolf Steiner nos estimula a ter confiança na ajuda do mundo espiritual, mas temos que fazer a nossa parte: “Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar”.

Eliane Utescher

Psicóloga / Terapeuta Biográfica

03/06/2022

Published in: on 06/06/2022 at 7:30 p06  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2022/06/06/humano/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: