Em Busca da Verdade

Em alguns países ocidentais, como o nosso, hoje é comemorado o Dia da Mentira. Contudo, nos tempos atuais, a disseminação de informações sem nexo e inverídicas se tornou tão frequente, que prescinde uma data especial.

Penso que o desafio é justo fazer uma reflexão sobre a Verdade e o que possa ser considerado verdadeiro em um mundo sobremodo materialista, à beira do metaverso, pós- pandemia e novamente em guerra.

Como compreender esse tema em uma época em que o individualismo se acentua cada vez mais, o direito às liberdades individuais é fortemente reivindicado e cada um privilegia a sua própria verdade em detrimento de qualquer outra?

Do ponto de vista da evolução, parece que precisamos desenvolver novas habilidades sociais e depurar nossos sentidos; assim teremos como distinguir melhor entre o falso e o autêntico no caminho do aprimoramento enquanto seres humanos.

O valor da Verdade, nesse sentido, está diretamente relacionado ao grau de consciência com o qual percebemos e nos relacionamos conosco mesmos e com os demais habitantes da nossa casa, a saber, a Terra.

É consenso na filosofia, na ciência, e inclusive no âmbito religioso, que a Verdade é o que nos fortalece e liberta.

Talvez o campo das artes e da espiritualidade possa ampliar um conceito tão controverso. Nas palavras de Lya Luft “..para viver a verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado, e amar, e amar-se”.

A verdade tem voz na expressão do Dalai Lama quando ele nos incita a falar a partir dela, seja ela qual for, libertos de qualquer preconceito ou hostilidade.

E, se quisermos elevar o presente ensaio a uma esfera mais sutil, podemos contemplar as sublimes imagens sobre a origem e a criação do mundo no texto de Rudolf Steiner intitulado “A Evolução do ponto de vista do verdadeiro”.

Eliane Utescher   

Psicoterapia  /  Terapia Biográfica

“Novo Mundo”, Anja Ro Zen
Published in: on 05/04/2022 at 7:30 p04  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2022/04/05/em-busca-da-verdade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: