Os Pilares da Criação

Os pilares da criação

Os ritos de passagem na civilização sempre marcaram momentos significativos. Rituais ligados ao nascimento, à morte, casamentos, fases da natureza, do tempo.

Em maior ou menor escala, todos nos encontramos entre o cansaço do fim de mais um ano demandante e o entusiasmo pelo início de um novo ciclo. Partícipes de uma cultura acelerada e intensa, oscilamos entre o  esgotamento dos nossos recursos e a renovação de forças para seguir adiante.

Perante o mundo atual, mesmo antes da pandemia, vivenciamos certa desilusão com o passado e uma enorme falta de confiança no futuro. No vai e vem do que já foi e o que ainda está por vir, o presente se encontra asfixiado. Tal qual o mundo presencial. E a presença de espírito.

Para o filósofo Byung-Chul Han, a sociedade contemporânea vive um excesso de estímulos, informações e produtividade. A premência por desempenho é a principal razão para a ocorrência de doenças como ansiedade, depressão, transtornos de personalidade e burnout.

Tamanha pressão tem conduzido seres humanos à exaustão, e ao que ele denomina “infarto da alma”.

Segundo os autores do livro “Esperança Ativa”, de Joanna Macy e Chris Johnstone, para interromper o atual desmantelamento dos nossos sistemas biológico, psicológico, ecológico e social, precisamos ativar nosso senso de propósito e de conexão com a teia da vida e uns com os outros.  É necessário irmos na direção de uma civilização que sustente a existência e que seja compatível com processos de regeneração.

Na clínica terapêutica, acompanhamos indivíduos em busca de um caminho que supere a insegurança, o medo de não serem capazes de se transformarem na melhor versão de si mesmos.

A foto que ilustra este post, é um convite para que elevemos nosso olhar ao alto e lá busquemos inspiração para encontrar o genuíno rumo do destino humano. É a imagem de uma nebulosa do espaço sideral, de onde germinam novas estrelas.

Eliane Utescher  

Psicóloga   /  Terapeuta Biográfica

21/01/2022

Published in: on 10/02/2022 at 7:30 p02  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2022/02/10/os-pilares-da-criacao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: