Em busca da Regeneração

A Primavera . Sandro Botticelli

´´É parte da cura o desejo de ser curado” Sêneca

A primavera tem início oficialmente daqui a um mês, mas já nesta época começamos a ouvir o trinado dos sabiás no meio da madrugada. O chamado para um novo período se anuncia e nos lembra que, toda a natureza e os seres vivos, vivem através de ciclos.

Após um ano e meio de convivência com uma realidade adversa como a pandemia, nos tornamos um manancial de experiências múltiplas. Humanos que somos, algumas delas são iguais e comuns a todos; outras, muito específicas e pessoais. Externas e internas realidades.

A clínica em Psicologia evidenciou determinados fenômenos. Alguns pacientes muito confinados, apresentaram dificuldades em acessar a vontade própria. A imobilidade interferiu no sistema metabólico motor. Com a drástica mudança da rotina, as pessoas ficaram com a sensação de perda de controle.

Na esfera do pensar, houve sintomas relacionados à diminuição de habilidades cognitivas, e uma exaustão mental devido ao esforço do trabalho on-line.

Sentimentos de angústia, ansiedade, medo, irritabilidade, ressoaram no peito da grande maioria que veio em busca de ajuda.

A despeito do advento da Covid 19, que precipitou e intensificou mudanças no corpo e na alma humana, o cuidar, na abordagem antroposófica, pressupõe que o processo de cura se dá quando incluímos a dimensão espiritual da vida.

É com ela que contamos, com quem nos relacionamos, a quem nos dirigimos, para acionar no paciente a conexão com seu próprio Ser.

Nessa parceria seguimos na busca da harmonização do corpo, dos ritmos naturais das forças vitais, da recuperação do equilíbrio emocional e da Identidade.

A magnífica pintura, A Primavera, de Sandro Botticelli, foi encomendada para sanar o estado de melancolia em que se encontrava um povo.

Que ela seja uma inspiração para alavancarmos o caminho da regeneração.                                                                                                                                                     

Eliane Utescher

Psicoterapeuta / Terapeuta Biográfica     

27/08/2021                                                                                                                                   

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2022/02/07/em-busca-da-regeneracao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: