Um olhar retrospectivo

Noite Estrelada sobre o Ródano . Vincent Van Gogh

Em muitos trechos de sua obra, Rudolf Steiner ressalta a importância de um exercício específico para a higienização e fortalecimento da alma, denominado Retrospectiva. Ele é abordado sob vários ângulos e em diversos níveis de profundidade.

Idealmente é uma prática diária, na qual repassamos mentalmente todos os acontecimentos do dia na ordem inversa do tempo em que ocorreram.

Rememorar do fim ao início uma peça de teatro, um conto que lemos, também é salutar para todo o organismo, contribuindo para a transformação da nossa consciência comum em uma consciência mais desperta e refinada.

Ao percorrer esse caminho – que nos conduz à direção contrária ao rumo ordinário dos eventos –, tonificamos nossa vitalidade, fortalecemos nossa capacidade de discernimento e libertamos nosso pensar da sequência linear do tempo.

Podemos estender esta reflexão para o momento atual em que vivemos, e exercitar uma atitude interna que retrocede ao momento da instalação do medo e da insegurança que a pandemia trouxe à humanidade.

Relembrar de como o nosso mundo é um lugar de encontros significativos, de paisagens deslumbrantes, de criações artísticas inumeráveis, de sonhos, esperanças e realizações, têm o poder de restabelecer nossa confiança na renovação da vida.

Porque simplesmente ela se renova desde sempre.

Talvez, ao chegarmos ao fim de um ano tão desafiador, possamos praticar um olhar retrospectivo sobre cada ato de superação que desenvolvemos frente às dificuldades que se apresentaram.

E com isso, nos darmos conta da enorme força motriz que subjaz em nosso interior, capaz de criar novas e mais fecundas realidades.

É mister acordar para o milagre da existência !

Como diria o poeta Guillaume Apollinaire: “ Já é hora de reacender as estrelas”.

Eliane Utescher

Psicóloga / Terapeuta Biográfica

18/12/2020

Published in: on 21/12/2020 at 7:30 p12  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2020/12/21/um-olhar-retrospectivo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: