Psicologia e Psicoterapia Antroposófica

“Os anseios por uma Psicologia baseada em uma cosmovisão espiritual contemporânea existem hoje em inúmeras almas.
 Acredito reconhecer como elas estão sedentas por um aprofundamento da Psicologia, do grande enigma existencial da vida em relação à alma.
Como efetivamente o que é buscado com uma cosmovisão moderna, constitui hoje o impulso de inúmeras pessoas, de todos os que a consideram seriamente como algo que devemos encontrar sob forma de forças ascendentes, diante de tantas forças de decadência presentes na atualidade”                                                                                                                                                                                    Rudolf Steiner

 

A Psicologia Antroposófica nasceu de um anseio dos profissionais da área por uma imagem mais humanista, integral e transcendente do ser humano.

Inspirada pelo legado de Rudolf Steiner e seu empenho em reunificar a Ciência, a Arte e a Espiritualidade, ela está presente há mais de 80 anos na Europa e há 40 anos no Brasil.

O foco dessa abordagem, tanto na área clinica, quanto educacional e organizacional, é, para além das técnicas, um caminho evolutivo de desenvolvimento e transformação que leva em consideração a vida que se processa no equilíbrio entre o corpo físico, o âmbito emocional e o cerne espiritual da natureza humana.

A Psicoterapia Antroposófica, propriamente dita, tem no encontro terapeuta/paciente, o fundamento de sua prática. Possui como respaldo um arcabouço antroposófico com teorias da personalidade, teorias de desenvolvimento, assim como metodologias de observação.  As técnicas utilizadas, além de contar com o acervo das diversas linhas psicológicas, contam com recursos específicos e são conduzidas por psicoterapeutas comprometidos com a busca do encontro do paciente com seu próprio Ser essencial, o verdadeiro sanador da alma.

Dessa forma, cabe ao terapeuta atento e sensível às necessidades do paciente, lançar mão do instrumental mais adequado ao tratamento, que pode incluir a linguagem verbal através de perguntas e conversas significativas, abordagem corporal, grafismos, atividades artísticas, como desenhos, pinturas e modelagem, mitologia, dinâmicas interativas e expressivas, e exercícios de imaginação ativa. Ele tem consciência que através da conexão compassiva com seu paciente, pode reorientá-lo tanto na sua jornada temporal quanto na atemporal, e assim restabelecer sua dignidade humana na vida atual, e no devir da sua Individualidade perene.

O grande diferencial do tratamento psicológico, seja com crianças, jovens ou adultos, é a abrangente e profunda visão antroposófica do Ser Humano que norteia a atuação do profissional empenhado nos processos de cura.

Esta concepção de Homem e de mundo, restaura os valores mais edificantes, a saúde emocional, o sentido e o propósito da vida.

 

Eliane Utescher

Psicóloga / Psicoterapeuta

http://www.casa44.com.br

The URI to TrackBack this entry is: https://elianeutescher.com/2019/06/04/psicologia-e-psicoterapia-antroposofica/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: